top of page
IMG_4839.jpg

COORDENAÇÃO
DE PROJETOS

A Escola MAPPE  busca melhorar a Educação para esta e as futuras gerações.

Os projetos que acontecem na escola são pautados por ações educativas e de formação, a fim de intervir de forma positiva e modificadora na vida dos participantes. 

Os projetos são de grande importância para o processo de ensino-aprendizagem e para o ambiente escolar como um todo. O trabalho permite  a atividade coletiva, entre professores, alunos, gestores, colaboradores e famílias, tirando o estudante da posição de espectador e dando mais autonomia e poder de decisão para ele.

Ambos os públicos ganham ferramentas importantes para construir seu senso crítico e resolver problemas do cotidiano, contribuindo para um ambiente escolar mais estimulante.


O trabalho com projetos gera a atividade coletiva e cooperativa, permitindo ao aluno vivenciar múltiplas relações com o exterior a afirmar-se vivenciando a experiência positiva do confronto com os outros e da solidariedade; não depender das escolhas dos adultos, decidir e comprometer-se após a escolha, planejar suas ações, assumir responsabilidades, ser agente de seus aprendizados, produzindo algo com sentido.

Permite, assim, que a criança construa e dê sentido à sua criatividade de aluno, proporcionando uma situação autêntica de vivência e experiência, estimular o pensamento crítico, desenvolver a capacidade de observação para melhor utilizar informações e conhecimentos, valorizar a necessidade de cooperação, dar oportunidade ao aluno para que comprove suas ideias, por meio da aplicação das mesmas, estimular a iniciativa, a autoconfiança e o senso de responsabilidade. 

Assim, os projetos escolares construídos permitem articular áreas de conhecimento, analisar problemas sociais e existenciais, contribuindo efetivamente para a solução por meio da prática concreta dos educadores e da comunidade escolar como um todo. 

ESCOLA DA
INTELIGÊNCIA

IMG_4341.jpg

A Escola da Inteligência enxergou a necessidade de ensinar inteligência emocional desde a infância e foi pioneira no desenvolvimento de um programa completo que, há mais de uma década, trabalha as habilidades e as competências socioemocionais pelas escolas particulares de todo o Brasil. A importância desse trabalho nunca foi tão evidente como agora, quando ONU, Fórum Econômico Mundial e MEC apontam como necessário esse complemento ao ensino cognitivo.

 

O programa é fundamentado na Teoria da Inteligência Multifocal, resultado de 30 anos de estudos e pesquisas do dr. Augusto Cury, que analisa o funcionamento da mente a formação de pensadores.

 

O trabalho desenvolvido pela Escola da inteligência contempla todas as etapas da Educação Básica, com resultados comprovados na melhoria dos índices de aprendizagem, redução da indisciplina, aprimoramento das relações interpessoais e no aumento da participação da família na formação integral dos estudantes. Gerenciamento das emoções e desenvolvimento da inteligência.

PROJETOS DE
CONSCIÊNCIA AMBIENTAL:

IMG_4441.jpg

PROJETO DE JARDINAGEM

A jardinagem é uma das formas de estimular o contato da criança com a natureza. Aprendendo sobre os ciclos naturais das plantas, a criança desenvolve a consciência ambiental e, ao crescer, poderá olhar de forma mais crítica para todas as práticas que ameaçam a sustentabilidade. 

COLETA SELETIVA​

Este projeto conclama os Educadores a subsidiarem ações com conteúdos  que permitam aos alunos compreenderem a importância de suas atitudes,  porque somos responsáveis pelo lixo que produzimos e deixamos no ambiente após a nossa passagem. “Sensibilizar alunos, familiares, educadores e colaboradores da Instituição para uma mudança de atitude com relação ao destino dos resíduos sólidos fomentando o engajamento consciente na sua separação,  procurando aplicar os quatro Rs: Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Repensar.” Oferece aos envolvidos a oportunidade de agir concretamente, minimizando os agravos de danos ambientais, disseminar ideias e ações que promovam a conscientização ambiental.

HORTA NA ESCOLA​

A educação ambiental é um dos tópicos mais importantes a serem absorvidos pelas crianças, explorar sua relação com a natureza e os impactos que suas ações podem causar no sentido ecológico. É aí que o projeto horta na escola se insere. A horta aproxima os estudantes da realidade, fazendo com que as crianças criem hábitos sustentáveis e ecologicamente corretos. A horta serve objeto de estudo interdisciplinar. Os estudantes discutem temas como alimentação, nutrição e ecologia que aliados ao trato com a terra e plantas, geram situações de aprendizagem reais e diversificadas. Assim, os educadores criam a rotina de cuidados e de responsabilidades com a horta, inserindo as crianças, nas discussões sobre o rumo do projeto e cuidados com as plantas.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Entre os benefícios alcançados com o projeto horta escola, se destaca a produção e consumo de alimentos naturais pelos alunos, atividades ligadas à culinária na escola, troca de conhecimentos, inserção de assuntos como a economia doméstica, a influência nas escolhas alimentares das crianças, além de apresentar na prática as consequências que ações do homem têm em relação ao meio ambiente. As crianças servem de multiplicadores, porque levam o que aprendem na escola para casa e, deste modo, a influência da alimentação saudável não se restringe à escola.

INCENTIVO À LEITURA -  SACOLA VIAJANTE

Os benefícios da leitura são amplamente conhecidos, afinal quem lê adquire cultura escreve melhor, amplia o vocabulário e tem melhor desempenho escolar. Para que esta habilidade seja desenvolvida como um ato de prazer ela deve ser instigada desde a mais tenra idade por pais e professores. O principal objetivo dessa proposta é desenvolver as habilidades de leitura e escrita. Através do projeto pretende-se enriquecer o conteúdo interdisciplinar visando o aprendizado global, despertar o prazer pela leitura por meio de diversas fontes bibliográficas, estimular o gosto pelo contar e ouvir histórias, bem como registrar os apontamentos sobre a mesma e envolver a família no processo de ensino e aprendizagem.

ESTÁ CHOVENDO LEITURA

Os livros paradidáticos são educativos e completos, por meio deles é possível desenvolver atividades variadas entre elas, resenhas, resumos, peças teatrais e principalmente o estímulo da leitura, tem como objetivo principal incentivar a leitura e os estudos de uma forma recreativa, impulsionando os alunos a desenvolverem interpretação e análise de textos. Os livros paradidáticos criam oportunidades e novas abordagens didáticas para os professores desenvolverem trabalhos relacionados a valores e assuntos diversos, como amizade, respeito, ecologia, honestidade, diversidade, entre outros. A leitura é realizada com prazer. Além disso, esse contato enriquece o vocabulário e as diferentes linguagens, e desenvolve a imaginação e a criatividade dos estudantes.

IMG_4450.jpg
IMG_4775.jpg
IMG_4790.jpg
Escola Mappe Ponta Porã
bottom of page