Confira dicas para aliviar a tensão e siga confiante para fazer as provas
Se você está lendo este texto, é sinal de que pode estar com os nervos à flor da pele. Às vésperas de provas importantes, o coração acelera, o sono fica conturbado e a fome desaparece (ou aumenta), não é? Saiba que você não está só!
A ansiedade está relacionada com o medo e a incerteza e aparece neste momento mesmo. No contato com situações inesperadas e desconhecidas, sentimos seus efeitos: taquicardia, irritabilidade e tensão, por exemplo. Se identifica?
Segundo especialistas, a ansiedade nos mantém reféns das expectativas para o futuro e o melhor fazer é fincar a mente no presente e ser positivo.
Isso significa que você precisa abandonar pensamentos do tipo “não vou passar”, “não vou conseguir”, “vai dar errado”. Agora é a hora de confiar em si, no quanto estudou e se dedicou. Você chegou até aqui e está preparado: acredite em você mesmo.
Leve em consideração esses outros pontos para seguir confiante:
Evite comparações
Seu irmão ou amigo passou em determinada universidade e você acha que também precisa dessa conquista? Se isso está mexendo com o seu psicológico, hora de parar com as comparações. Tire esse peso dos seus ombros. Quanto mais tranquilo estiver, melhor.
Sono é sagrado
Nada de passar as noites em claro “alimentando” a insegurança, o medo, a ansiedade. Dormir é fundamental nessa fase.
Revisão
A revisão do conteúdo traz segurança. Invista tempo para se familiarizar com os diversos formatos de prova.
Respire
Reconheça que sente a pressão da ansiedade e use algo a seu favor: respire. A neurociência acredita que respirar com qualidade significa viver mais e melhor e é uma grande aliada em dias de tensão.
Pare por 5 minutos, acredite em você e faça uma boa prova!