top of page

Como lidar com o tédio na infância e adolescência | Escola Mappe


Você já parou para pensar que uma rotina recheada de atividades pode sobrecarregar os seus filhos e afetar o seu desenvolvimento? Saber como lidar com tédio na infância e adolescência é uma habilidade socioemocional de extrema importância, mas nem sempre damos a devida atenção a ela!


Na maioria das vezes, quando temos tempo livre, nos sentimos incomodados e queremos logo preenchê-lo com alguma atividade “produtiva”. Esse tipo de sentimento desconfortável é encarado como sinônimo de vazio e assola, não somente os adultos, mas também (e cada vez mais) as crianças e os adolescentes.


A necessidade de nos mantermos entretidos e em movimento, além de gerar uma enorme ansiedade (apontada como um dos principais problemas de nossos tempos), é a responsável pela diminuição de nossa capacidade de imaginar, criar, descobrir e pensar por nós mesmos.



Por isso, listamos abaixo algumas dicas para que as famílias possam fazer um uso positivo do tédio, transformando-o em momentos de autoconhecimento, prazer compartilhado e descanso. Confira!


Desenhar espontaneamente


A ideia é que a prática do desenho seja livre, não estruturada — em outras palavras, que não tenha um objetivo, roteiro, regras ou tempo preestabelecidos. Do mesmo modo, é interessante que os adultos tentem interferir o mínimo possível.

Oferecer à criança a possibilidade de entrar em contato com o mundo externo e interno e transpor seus sentimentos, percepções e perspectivas no papel é o grande propósito da atividade. Sensação de relaxamento, prazer e alívio mental também são benefícios proporcionados pelo simples ato de desenhar de maneira espontânea.


Criar histórias


O quarto, a sala e o jardim de casa podem se transformar, em segundos, em cenário de um filme maravilhoso e desafiante de aventura! Quando damos asas à imaginação, podemos modificar os significados e sentidos atribuídos àqueles objetos ou espaços aos quais estamos acostumados e que aparentemente não apresentam nenhuma novidade.


A capacidade de construir histórias mirabolantes a partir de elementos cotidianos, ou seja a capacidade de olhar para as mesmas coisas e lugares de uma maneira diferente do habitual, colabora para espantar o aborrecimento causado pelo tédio e amplia os horizontes da criança e do adolescente. A habilidade de criar e administrar narrativas pode ajudar muito no futuro, pois estamos sempre em busca de encontrar soluções inovadoras para os problemas que surgem, e é fundamental cultivar essa confiança com narrativas criativas e positivas.


Cuidar das plantas ou dos animais domésticos


Que tal pedir para que seu filho fique responsável por um dia pela tarefa de cuidar das plantas e dos bichos domésticos? O contato e a interação com a natureza exigem de nós uma atenção integral, isto é, quando nos dedicamos a um outro ser vivo, planta ou animal, estamos ativando mente, corpo, coração e espírito.


Plantar uma semente e acompanhar o seu desenvolvimento, assim como alimentar ou dar banho em um animal, nos ensina que toda forma de vida tem um ritmo próprio e necessita de cuidados. Senso de responsabilidade, solidariedade, respeito e empatia são habilidades fortemente estimuladas com esse tipo de atividade.


Essas são algumas maneiras descomplicadas de auxiliar seus filhos naqueles momentos em que se sentem entediados por “não terem nada para fazer”. Aulas de idiomas, música, ball​et, natação, aplicativos educativos, dentre outros, são ótimas práticas e contribuem muito para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Saber desacelerar e se dedicar ao autoconhecimento é também um aprendizado valiosíssimo!


Por fim, cabe reforçar que tédio e ócio são coisas distintas, mas muita gente acaba confundindo. A percepção do tédio equivale à experiência de tempo perdido, desgosto e vazio, já o ócio é terreno fértil para mil possibilidades, trata-se de um tempo dedicado ao que nos parece bom, útil, leve, agradável.


Podemos vivenciar o sentimento de tédio mesmo estando em atividade, diferentemente do ócio que se refere àquilo que fazemos por gosto ou prazer, quando desfrutamos e nos entregamos, por inteiro, à experiência. O intuito final é, portanto, tentarmos nos livrar de períodos que podem vir a ser entendiantes e aproveitar essa mesma folga, pausa ou repouso em um tempo o mais possível ocioso, ou seja, o segredo está aprender a transformar o tédio em ócio.


A Escola Mappe é desenvolvimento, preparação, formação e resultado no 🍼 Maternal 👶🏽Educação Infantil 👦🏼Fundamental I e II 👧🏻Ensino Médio.


Conheça mais sobre nossa escola: 💻 mappe.com.br 📱 67 3431 1002

Parceiros: 🦁 @sistemaanglo 🧠 @escoladainteligencia.

Escola Mappe Ponta Porã
bottom of page