top of page

O Papel do Psicólogo na Escola | Escola Mappe

A escola é um dos espaços onde o psicólogo pode atuar. Todas as crianças, adolescente e funcionários lidam com problemas ao longo de sua vivência no espaço escolar como problemas de aprendizagem, de indisciplina, de conflitos familiares, de relacionamentos sociais, de tomada de decisões ou no manejo das emoções como: medo, ansiedade, tristeza, solidão, preocupação ou raiva. O psicólogo atua para que a comunidade escolar possa compreender e buscar soluções para esses problemas.


A Psicologia no contexto escolar tem como objetivo contribuir para a promoção do desenvolvimento, da aprendizagem e da relação entre esses dois processos. É de suma importância relacionar os conhecimentos específicos da Psicologia aos conhecimentos educativos e o funcionamento da escola para que estes possam ser utilizados dentro do contexto escolar.



A Escola Mappe conta com duas profissionais psicólogas (Alexandra Rossetto Barbosa – responsável pela Educação Infantil e Ensino Fundamental I e Jessica Calepso Arce - responsável pelo Ensino Fundamental II e Médio.


A nossa prática dentro da escola é muito ampla, buscando desenvolver ações voltadas aos alunos, pais e funcionários, principalmente auxiliar alunos no seu processo de aprendizagem e os professores em sua função de ensinar, utilizando do conhecimento psicológico no campo da saúde mental, aprendizagem e comportamento, para ajudar crianças e adolescentes a alcançar melhor desempenho acadêmico, social e emocional.


O psicólogo também trabalha em parceria com a família, professores, coordenadores, diretores e demais funcionários a fim de construir um ambiente saudável, seguro, acolhedor e fortalecedor de vínculos.


Como se dá esse trabalho:

- Conhecer o funcionamento da instituição escolar e os processos de ensino-aprendizagem através da observação dentro das salas de aula e de outros espaços escolares;

-Participar da construção do projeto político pedagógico da escola;

- Observação, entrevistas e avaliações dos alunos para investigar problemas de aprendizagem e de comportamento;

- Atender as necessidades emocionais dos alunos, professores, família e demais funcionários;

- Caso necessário, são realizados encaminhamentos;

- Orientar professores e demais funcionários quanto ao desempenho cognitivo, afetivo, social e comportamental dos alunos;

- Orientar pais e realizar devolutivas quanto ao atendimento prestado ao aluno;

- Participar de palestras, reuniões e eventos realizados pela escola a fim de promover o fortalecimento da equipe escolar;

- Realizar intervenções individuais ou em sala de aula;

- Acompanhar o progresso dos alunos;

- Realizar palestras e dinâmicas a fim de fortalecer as relações interpessoais da equipe escolar e família;

- Realizar avaliações para contrato profissional;

- Oferecer suporte para resolução de conflitos;

- Favorecer o engajamento da família nas suas funções com a escola;


Por: Jéssica Arce - CRP/MS 14/05716-2 e Alexandra Rossetto - CRP/MS 14/03717-0


A Escola Mappe é desenvolvimento, preparação, formação e resultado no 🍼 Maternal 👶🏽Educação Infantil 👦🏼Fundamental I e II 👧🏻Ensino Médio. Conheça mais sobre nossa escola: 💻 mappe.com.br 📱 67 3431 1002 Parceiros: 🦁 @sistemaanglo 🧠 @escoladainteligencia.

Escola Mappe Ponta Porã
bottom of page