top of page

Papel dos avós: como cultivar uma relação saudável entre eles e os netos? | Escola Mappe

A educação de uma criança envolve inúmeros aspectos, como a criação familiar, a escola e elementos externos. O papel dos avós pode não ser reconhecido pela maioria das pessoas, porém, eles também desempenham função importante para o desenvolvimento dos netos.


Cultivar uma relação saudável entre netos e avós pode trazer benefícios relevantes para a formação da criança. A convivência com gerações diferentes é uma forma de trocar experiências e conhecimento, além de demonstrar o carinho e o afeto familiar.


Neste artigo, vamos entender a importância dos avós na criação das crianças e traremos algumas dicas de como cultivar uma relação saudável. Além disso, mostraremos algumas atividades que podem ser realizadas. Continue a leitura!



Entenda a importância dos avós na criação das crianças

Os avós têm papel importante no crescimento e na formação das crianças. Com a experiência que eles acumulam, oferecem uma visão mais ponderada sobre a vida e são capazes de transmitir segurança. A relação próxima com os netos contribui para dar mais estabilidade emocional para os pequenos.


Há quem acredite que a vó ou o vô são responsáveis por mimar demais as crianças, o que realmente pode acontecer, porém, o amor que eles demonstram pelos netos é mais importante do que a superproteção que possa existir.


A afetividade tem forte influência no desenvolvimento intelectual de uma criança, já que os laços com outras pessoas permitem fortalecer características como solidariedade, autonomia e responsabilidade. Além disso, a inteligência emocional é estimulada.


A convivência com pessoas mais experientes também pode ser saudável para o aprendizado das crianças, que conseguem aproveitar a sabedoria dos mais velhos para absorver conhecimentos. A relação entre eles faz com que os pequenos conheçam um pouco mais sobre o passado e seu histórico familiar, compreendendo melhor quem eles são.


Cultivar a afetividade

A afetividade é importante para as crianças, principalmente quando ela vem dos membros da família. Por isso, os netos precisam saber que os avós estão prontos para dar carinho e ajudar nos momentos de dificuldade.


É interessante cultivar esse relacionamento saudável desde os primeiros anos, pois, assim, quando for mais velho, o neto reconhecerá a afetividade e continuará confiando em quem sempre esteve ao seu lado.


Criar ambientes que sejam favoráveis para a integração

Crie um ambiente que facilite a interação entre essas gerações, sempre lembrando que as idades e os costumes são diferentes. Por isso, busque atividades que também envolvam as coisas que as crianças gostam, como tecnologia, filmes, televisão ou outros aspectos, deixando que o relacionamento flua de forma natural.


Respeitar a autoridade dos responsáveis

Os avós são importantes no desenvolvimento das crianças, mas a obrigação de criá-las é dos responsáveis, por isso, é aconselhável respeitar essa diferença de papéis. É importante encontrar um equilíbrio entre a disciplina e os mimos.


É normal que cada pessoa tenha as regras da sua casa, mas, nesse caso, é importante respeitar aquelas determinadas pelos responsáveis. Para que não haja problemas, é interessante conversar e encontrar um padrão para os dois ambientes.


Dessa maneira, o período na casa dos avós será benéfico, pois, quando esses elementos estão alinhados, a criança não se confunde e percebe que todos estão preocupados com o bem-estar dela.


Conversar com as crianças

Os avós conseguem transmitir paciência, por isso os netos gostam de conversar com a avó ou o avô. Nos primeiros anos, os assuntos podem envolver dificuldades na escola ou problemas com colegas. Na adolescência, os temas podem ser as amizades ou primeiras paixões.


Com o passar do tempo, as conversas podem esbarrar na grande diferença de idade, ainda assim, esse diálogo é importante para estreitar os laços.


Estimular o convívio em momentos importantes

A infância reúne inúmeros momentos importantes para a criança, como as formaturas nas séries iniciais, datas comemorativas e outros eventos significativos. Estimular a presença dos avós nesses acontecimentos contribui para que a relação seja fortificada e valoriza os feitos dos pequenos.


Quando os avós estão presentes em Páscoa, Natal, dia das crianças e aniversário, eles ficam guardados na memória da criança, que passa a ter um carinho ainda mais especial por cada avô e avó.


Conheça atividades interessantes que podem ser compartilhadas

Uma das formas de integração entre avós e netos é por meio de atividades e passeios que possam ser feitos juntos. Confira algumas sugestões!


Reviver as brincadeiras de infância

Os avós podem passar tempo com os netos revivendo as brincadeiras de infância do passado. Essa é uma forma de se entreter e conhecer um pouco mais sobre cada um, além de criar um vínculo diferenciado. Neste momento, se não for possível estar junto aos avós, criar momentos para videochamadas, é uma forma de estimular a conexão com as crianças.


Construir pequenos projetos

Desenvolver um projeto em conjunto com alguém de quem gostamos ajuda a fortalecer a ligação com essa pessoa. Isso pode ser feito ao pintar um quadro, montar um quebra-cabeça ou outras atividades simples. O interessante é que isso seja feito de forma conjunta, sem que um faça e outro somente assista.


Participar de atividades físicas juntos

As atividades físicas são muito importantes para todas as idades, sendo também uma boa opção de integração entre avós e netos. É possível fazer uma caminhada, andar de bicicleta, nadar, entre outros exercícios. Além de cuidar da saúde, esses momentos costumam ser divertidos e prazerosos. Neste momento de pandemia, as atividades podem ser adaptadas para dentro de casa, garantindo a segurança de todos.


Fazer uma pequena viagem

Viajar é uma forma interessante de fortalecer uma relação, pois desse modo várias horas serão passadas na companhia da outra pessoa. Não é preciso ir longe para viver esses momentos de conhecimento e diversão juntos, o que pode ser saudável para esse relacionamento. Que tal já planejar esse momento para o pós-pandemia?


Neste artigo, vimos o papel dos avós na educação das crianças e como eles desempenham função importante na vida dos netos. Esse relacionamento, quando cultivado de modo saudável, traz benefícios para a formação tanto em aspectos emocionais quanto intelectuais. Portanto, dar as condições necessárias para que essa relação aconteça afeta positivamente o desenvolvimento infantil.


A Escola Mappe é desenvolvimento, preparação, formação e resultado no 🍼 Maternal 👶🏽Educação Infantil 👦🏼Fundamental I e II 👧🏻Ensino Médio. Conheça mais sobre nossa escola: 💻 mappe.com.br 📱 67 3431 1002 Parceiros: 🦁 @sistemaanglo 🧠 @escoladainteligencia.

Escola Mappe Ponta Porã
bottom of page