top of page

Como entender e lidar com a impulsividade infantil? | Escola Mappe

Saiba quais são as principais causas da impulsividade infantil e como este comportamento pode ser identificado nas crianças.


A impulsividade infantil pode prejudicar o desenvolvimento da criança, gerando problemas de relacionamento e de autoestima. É interessante, portanto, que as famílias encontrem estratégias para entender e lidar com esse desafio.


Uma criança impulsiva tem dificuldade para se relacionar com colegas, obedecer ordens, se acalmar e lidar com diversas situações. Algumas atitudes ajudam a diminuir esse impulso, estimulando a criança a pensar antes de agir e a gerenciar suas emoções.


Neste artigo, mostramos o que causa a impulsividade infantil e como identificá-la. Além disso, listamos dicas para lidar com esse comportamento. Acompanhe a leitura!



O que causa a impulsividade infantil e como identificá-la?

Em grande parte dos casos, a impulsividade tem origem em uma forte reação e sensibilidade ao momento presente. Desse modo, os impulsos são muito intensos, levando a criança a agir antes de pensar. Esse processo acontece por uma dificuldade de autocontrole.


A criança impulsiva faz coisas das quais se arrepende, além de ter dificuldade para tomar decisões planejadas. Ela tem mais probabilidade de buscar saídas e soluções imediatas, justamente pela sensibilidade forte ao momento presente.


Na infância, a impulsividade prejudica os relacionamentos com os colegas, pois a criança não espera os outros e acaba se antecipando nas relações. Além disso, sente dificuldade em ouvir instruções e tem pouco controle sobre suas explosões emocionais.


Ao ter esse comportamento, a criança encontra problemas para participar de atividades em grupos ou brincadeiras, além de ter dificuldade para conquistar e manter amizades. Confira alguns sinais que indicam a impulsividade infantil.


Problemas para se acalmar

Quando a criança tem dificuldade para se acalmar, é possível que ela seja impulsiva. Na infância, é normal fazer birra e reclamar, mas quando esse comportamento se estende por muito tempo, pode ser um indicativo do problema.


Não saber esperar

É fácil perceber essa característica em uma atividade em grupo, pois a pessoa não consegue esperar a sua vez sem ficar inquieta. Além disso, ela não se sente à vontade para realizar tarefas que exijam paciência e que tenham etapas predeterminadas.


Dificuldade em respeitar regras

A dificuldade em respeitar regras é outro sinal da impulsividade infantil. Isso pode ser notado em casa, em um jogo ou em outras atividades. Preste atenção se a criança tenta impor sua opinião a todo custo e promove escândalos e birras até que alguém ceda.


Quais estratégias ajudam a lidar com a impulsividade infantil?

Algumas estratégias ajudam a lidar com esse comportamento e tentam revertê-lo. Confira nossas sugestões!


Ser um exemplo para a criança

Quando os membros da família também têm dificuldades de autocontrole, demonstrando chateação e irritação quando algo dá errado, eles contribuem para que a criança copie esse comportamento. O exemplo pode ser mais eficiente do que palavras e conversas.


É fundamental tomar cuidado com as reações, tentar se acalmar e tomar decisões sempre com paciência. Desse modo, a criança entende que, antes de reagir, é preciso refletir sobre o que será feito.


Incentivar o diálogo

O diálogo é muito importante para que seus filhos entendam que o comportamento impulsivo não é saudável. Para estabelecê-lo, aprenda a ouvir sobre os sentimentos das crianças, entender as reações e tentar compreender as causas daquilo. Além disso, converse e mostre quando a ação não foi a mais adequada, explicando o motivo.


Muitas vezes, o comportamento impulsivo acontece porque o filho não ouve atentamente as instruções e age antes de compreender o que deve ser feito. É interessante, portanto, ensinar as crianças a tomarem um tempo para ouvir e refletir sobre o que está sendo dito.


Mostrar que atitudes geram consequências

Os adultos conseguem evitar algumas reações porque sabem que elas geram consequências. As crianças talvez ainda não entendam essa dinâmica, então vale a pena ajudá-las a compreender o que pode acontecer de acordo com as atitudes tomadas.


Essa compreensão facilita o processo de pensar antes de agir e reagir. Com o passar do tempo, seus filhos terão mais capacidade para analisar as diferentes opções, quais consequências elas geram e escolher o melhor caminho a ser trilhado.


Ensinar como resolver problemas e quais atitudes ter diante de desafios

As crianças precisam aprender a resolver os seus problemas sozinhas, pois isso contribui para que elas não sintam vontade de evitá-los. A autonomia em algumas decisões ajuda a desenvolver a capacidade de identificar os problemas que enfrentam, avaliar as opções e fazer escolhas de uma forma lógica, pensada e consistente.


Uma criança que tem dificuldade para analisar um problema e pensar em opções tem mais probabilidade de agir de maneira impulsiva. Incentive uma atitude de paciência e reflexão diante dos desafios, estimulando seu filho a pensar nas melhores alternativas e acreditar que é possível resolvê-los.


Estabelecer regras que devem ser cumpridas em casa

Ao estabelecer regras que devem ser cumpridas em casa, as crianças entendem o que você espera delas. Uma criança que entende como agir tem mais capacidade para controlar seus impulsos quando precisa tomar uma decisão, especialmente quando percebe que a desobediência gera consequências.


Muitas vezes a impulsividade é um sinal de insegurança e dificuldade em entender o que deve ser feito. Ao conhecer as regras e como deve agir, é possível que a criança melhore seu comportamento.


Incentivar atividades físicas

As atividades físicas também geram benefícios às crianças. O exercício e o movimento influenciam no foco e na atenção, melhoram a concentração, a motivação e tendem a diminuir a agitação e a impulsividade.


A atividade física moderada ao ar livre e a prática de jogos ou esportes competitivos são especialmente úteis. A competição é muito saudável, mas deve ser feita com acompanhamento e dando prioridade às estratégias de resolução de problemas e bom relacionamento entre os adversários.


Neste artigo, vimos como reconhecer e lidar com a impulsividade infantil. Esse comportamento pode ser muito prejudicial às crianças, por isso, encontrar maneiras de superar essa dificuldade ajuda a melhorar a qualidade de vida e os relacionamentos. Dessa forma, o seu filho terá mais facilidade na escola, nas atividades em grupo e em outros aspectos do cotidiano.


A Escola Mappe é desenvolvimento, preparação, formação e resultado no 🍼 Maternal 👶🏽Educação Infantil 👦🏼Fundamental I e II 👧🏻Ensino Médio. Conheça mais sobre nossa escola: 💻 mappe.com.br 📱 67 3431 1002 Parceiros: 🦁 @sistemaanglo 🧠 @escoladainteligencia.

Escola Mappe Ponta Porã
bottom of page