top of page

Aprender com os filhos é possível? Veja como acontece essa troca. | Escola Mappe

Entenda como a convivência e a troca de experiências constantes favorecem os vínculos afetivos da família.


Bons pais preocupam-se com a aprendizagem cognitiva, cultural e socioemocional dos seus filhos, buscando meios para favorecer o seu desenvolvimento. Contudo, em razão de suas diversas responsabilidades cotidianas e do foco que mantêm na família, os pais acabam não percebendo que podem aprender com os filhos.


É natural que os filhos aprendam com os pais, que, na maioria das vezes, tornam-se exemplos significativos de caráter e conduta ao longo do desenvolvimento psicossocial da criança e do adolescente. O contrário, além de ser possível, é uma forma poderosa de fortalecer as relações afetivas entre pais e filhos, tornando-os mais próximos e solidários um com o outro.



A aprendizagem com os filhos

O processo de aprendizagem informal pode ocorrer de diversas formas, inclusive a partir da observação do comportamento de pessoas que estão ao nosso redor. Pais e filhos mantêm relações muito próximas e, por essa razão, têm a oportunidade de vivenciar, juntos, diversas situações, tanto as mais cotidianas quanto outras de natureza singular.


A convivência, a presença, o diálogo constante favorecem os vínculos afetivos, bem como as relações de admiração e respeito entre pais e filhos, pois estão em circunstâncias favoráveis para a troca de experiências, ideias e aprendizagens. De forma natural, os filhos observam e internalizam não apenas exemplos de conduta, mas também uma série de modos de pensar e atitudes mais espontâneas dos pais. Já os pais, comumente, deixam de ver que os seus filhos podem ensiná-los.


Para que os pais possam aprender com os filhos, é preciso que estejam atentos e abertos à troca, ou seja, precisam perceber as crianças e os adolescentes como indivíduos mais espontâneos que, no dia a dia, evidenciam nossos pontos mais frágeis ou vulneráveis e, por isso mesmo, nos motivam a crescer, a melhorar. E assim, na medida em que se reconhecem atitudes ou reações indesejáveis, haverá estímulo para o desenvolvimento do autocontrole e outras habilidades. Isso significa que os pais precisam entender que seus filhos têm personalidade, caráter, opiniões, além de, desde cedo, viverem experiências no decorrer das múltiplas interações que têm com os outros e com o mundo.


As diferenças entre gerações e personalidades

Os pais podem aprender com os filhos durante todas as etapas do desenvolvimento das crianças e adolescentes, pelo simples fato de apresentarem personalidades distintas e pertencerem a gerações diferentes. Essa diversidade é capaz de promover novos olhares e levar os pais a refletirem sobre seu modo de pensar e agir em diferentes circunstâncias.


Isso acontece porque as características pessoais dos filhos não são as mesmas dos pais; além disso, é preciso considerar as discrepâncias normais entre faixas etárias distintas. De um lado, os adultos ocupam-se com atividades e estímulos diferentes daqueles que interessam às crianças, acumulando experiências e saberes diversos daqueles adquiridos por elas; de outro lado, os filhos podem despertar em seus pais algumas habilidades e virtudes esquecidas.


O que é possível aprender com os filhos

Existe uma série de aprendizados que os filhos podem transmitir aos seus pais, sobretudo no que diz respeito à inteligência emocional. Crianças e adolescentes estão em processo de desenvolvimento, não só cognitivo e corporal, mas também socioemocional. Assim, eles experimentam emoções, sentimentos e interações de um modo diferente dos adultos.


Crianças são curiosas, estão sempre atentas ao novo, tudo lhes desperta a atenção; os pais podem aprender muito com essa disposição natural da criança para olhar e se encantar com o mundo. Além disso, crianças e adolescentes dispõem do tempo de maneira muito mais proveitosa. Como eles têm menos preocupações que os adultos, vivem suas experiências com mais foco e intensidade, pelo fato de estarem com o corpo e a mente totalmente presentes em suas atividades. Essa é uma lição valiosíssima que os adultos podem aprender com seus filhos. O amor às pessoas e aos animais é outra característica valorosa que os filhos costumam ter e legar ao pais. Em outras palavras, aprender com os filhos é uma excelente oportunidade de ser uma pessoa melhor.


O ambiente familiar é um espaço em que ocorrem trocas afetivas e de saberes que são de grande importância cognitiva, social e emocional para todas as pessoas que pertencem à família. Ao aprender com os filhos, os pais têm a oportunidade de intensificar sua relação com eles e, ao mesmo tempo, se tornar seres humanos mais sensíveis, tolerantes e empáticos.


A Escola Mappe é desenvolvimento, preparação, formação e resultado no 🍼 Maternal 👶🏽Educação Infantil 👦🏼Fundamental I e II 👧🏻Ensino Médio.


Conheça mais sobre nossa escola: 💻 mappe.com.br 📱 67 3431 1002

Parceiros: 🦁 @sistemaanglo 🧠 @escoladainteligencia.

Escola Mappe Ponta Porã
bottom of page