top of page

Como incentivar a leitura das crianças? | Escola Mappe

Uma das maiores dúvidas de pais e educadores nos dias atuais é saber como incentivar a leitura desde a infância e fazer com que esse se torne um hábito saudável e prazeroso para as crianças.



Estimular esse costume nos pequenos de fato não é uma tarefa simples. m meio ao boom tecnológico das últimas décadas, a leitura vem sendo substituída frequentemente pela televisão, computadores, videogames e, mais recentemente, pelos smartphones.


Em um cenário como esse, o que fazer para incentivar as crianças a ler? Continue lendo e descubra logo com as dicas abaixo!


Qual é a importância desse hábito na infância?


O hábito da leitura durante a infância estimula a criatividade e as habilidades linguísticas, de memória e conhecimento dos pequenos, além de aumentar a capacidade de concentração e atenção.


Além disso, o apego aos livros pode despertar na criança a curiosidade para o mundo e se tornar um hobby bastante prazeroso.


Como incentivar a leitura das crianças?


O primeiro passo é compreender que as crianças precisam de um exemplo e que é papel dos pais fornecê-lo.


Deixe seu filho ver claramente que você está lendo e que realiza essa atividade com frequência.


Além disso, descubra quais são os assuntos de interesse da criança, para chamar sua atenção para os temas que mais lhe atraem, e transforme os momentos de leitura em uma atividade em família.


Leia histórias para ela, dramatize cenas, simule vozes e deixe que ela comente e faça sugestões e complementos.


Faça perguntas sobre o que entendeu da história, questione o que ela mais gostou. Assim, a criança aprende a associar esse hábito com carinho e diversão.


Outro ponto importante é organizar um “cantinho de leitura”, com gravuras, objetos e pequenos textos, e estimular a criança a frequentá-lo e a manusear o material.


Quanto mais confortável ela estiver nesse ambiente, melhor.


Esse também deve ser um espaço de criatividade, para trabalhar suas habilidades cognitivas.


Uma boa ideia para isso é incentivar a criança a criar suas próprias histórias e desenhá-las.


Além disso, procure levar os pequenos em visitas à biblioteca da escola e do seu município.


No caminho, chame a atenção das crianças para placas, sinalização e outdoors, e ajude-as a entender a importância da leitura para a compreensão do mundo à sua volta.


Quais livros são indicados para estimular esse hábito?


Existem muitas opções de livros voltados para as crianças em fase de alfabetização.

O ideal são histórias que tragam aprendizados e que incentivem a imaginação, como as fábulas.


Enquanto estiverem aprendendo a ler, livros com muitas gravuras e poucas frases por página são importantes para que se sintam capazes e não desanimem diante das dificuldades.


Para aqueles que já têm uma maior prática na leitura, Os volumes O Guardião do Tempo e O Inimigo da Humanidade, da série Petrus Logus, escrita pelo Dr. Augusto Cury, médico, psiquiatra, psicoterapeuta, pesquisador e escritor, são excelentes opções. Outro título do mesmo autor é o livro Ansiedade Kids.


Essas são apenas algumas sugestões de ações e livros para que a criança não perca e desenvolva um interesse cada vez maior e esteja sempre motivada.


Para fortalecer esse hábito, é importante que os pais estejam sempre colocando essas dicas em prática e estimulando seus filhos a treinar o mecanismo de leitura e interpretação.


A Escola Mappe é desenvolvimento, preparação, formação e resultado no 🍼 Maternal 👶🏽Educação Infantil 👦🏼Fundamental I e II 👧🏻Ensino Médio.


Conheça mais sobre nossa escola: 💻 mappe.com.br 📱 67 3431 1002

Parceiros: 🦁 @sistemaanglo 🧠 @escoladainteligencia.

Escola Mappe Ponta Porã
bottom of page