top of page

5 dicas para vencer a procrastinação | Escola Mappe

Se você é daquelas pessoas que espera até o último segundo para começar algumas tarefas, você conhece bem a palavra procrastinação.




Esse hábito terrível de adiar os afazeres acomete muito mais gente do que você imagina.

A procrastinação nada mais é do que o famoso “deixar tudo para depois”. E, na maioria das vezes, quando isso acontece, a pessoa fica estressada, correndo para fazer o que poderia ter feito antes.


Esse estresse e o cansaço que aparecem quando procrastinamos nossas tarefas também ocorrem porque nunca adiamos o que gostamos e temos prazer de fazer.


Só deixamos para depois o que temos certa resistência e preguiça.


Um exemplo clássico de procrastinação começa logo no início do dia. Quem nunca apertou o botão de soneca do despertador para acordar alguns minutinhos depois do que o planejado na noite anterior? Sem contar em trabalhos e relatórios que sempre deixamos para a última hora.


Diante disso, vamos dar dicas de como evitar a procrastinação e de como os pais podem ajudar os filhos a não desenvolver esse hábito. Vamos lá!


A procrastinação de pai para filho


Quem já criou o hábito de procrastinar sempre tem muita dificuldade de abandoná-lo. Por isso, é importante que os pais ajudem os filhos a não criarem esse costume. E isso pode começar sendo um bom exemplo para os pequenos.


O comportamento de procrastinação dos pais também podem influenciar no comportamento dos filhos.


Afinal, os filhos se espelham nos pais para agirem. E pode acreditar: criar esse hábito, ainda mais logo na infância, pode afetar até a saúde das pessoas.


Crianças que aprendem a procrastinar logo cedo podem desenvolver problemas de atenção, impulsividade, estresse e ansiedade. Ou seja, pode afetar a inteligência emocional dos pequenos.

A saúde física também pode ser afetada, uma vez que pessoas que deixam tudo para depois também adiam a ida aos médicos, o início de tratamentos e a prática saudável de atividades físicas. Tudo isso afeta a sensação de bem estar, além de aumentar o estresse.


Como acabar com a procrastinação


Se a procrastinação é algo tão ruim, vamos às 5 dicas de como acabar com esse hábito que só atrapalha a vida das pessoas!


1. Não comece seu dia já procrastinando: evite apertar a soneca do despertador. Tente esquecer que ela existe!


2. Crie uma lista de tarefas: organize todas as tarefas que você tem que cumprir por ordem de prioridade. Isso te ajudará a ter clareza do que fazer e a felicidade de riscar um afazer da lista não tem preço.


3. Torne o ambiente adequado: se o mundo a nossa volta contribui para adiarmos ainda mais o que temos que fazer, a dica é mudar esse ambiente que nos cerca. Deixe o ambiente preparado para você realizar suas atividades da maneira mais tranquila, sem nada que te tire a atenção.


4. Crie metas e estabeleça um prazo limite: criar metas para você mesmo pode te ajudar a não adiar o que tem que ser feito. Estabeleça uma prazo para finalizar determinada tarefa e vá em frente.


5. Comece de uma vez: o mais comum entre pessoas que procrastinam é ficar pensando demais antes de começar a fazer algo. Ou, então, ficar pensando por onde começar. E nesse ponto a lista de prioridades pode ajudar.


Viu como não é tão difícil acabar com o péssimo hábito da procrastinação? É só ter foco e força de vontade que você consegue!


A Escola Mappe é desenvolvimento, preparação, formação e resultado no 🍼 Maternal 👶🏽Educação Infantil 👦🏼Fundamental I e II 👧🏻Ensino Médio.


Conheça mais sobre nossa escola: 💻 mappe.com.br 📱 67 3431 1002

Parceiros: 🦁 @sistemaanglo 🧠 @escoladainteligencia.

Escola Mappe Ponta Porã
bottom of page