O que pode cair no Enem 2020? | Escola Mappe

A pandemia do novo coronavírus trouxe mudanças na Educação Básica. A suspensão de aulas presenciais nas escolas públicas e privadas de todo o país levou os estudantes a se prepararem para a prova de forma remota, e o que estudar para o Enem 2020 tem sido um assunto frequentemente questionado.


Ao longo desse post você vai conhecer as disciplinas cobradas pelo Enem e qual será o formato da prova esse ano.



Quando acontecerá o Enem 2020?

Inicialmente previstas para novembro, as provas do Enem 2020 foram adiadas para janeiro e fevereiro de 2021. A decisão foi tomada pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As provas impressas do exame serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro. Já o Enem Digital será nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.


O Enem Digital é a grande novidade nesta edição do exame. A versão informatizada do Enem será aplicada em formato piloto para apenas 2% dos mais de 5 milhões de estudantes inscritos para a prova em todo o Brasil.


Formato do Enem 2020

As provas do Enem 2020 serão formadas por 180 questões de múltipla escolha e uma redação. Essas serão aplicadas em dois domingos consecutivos.


No primeiro dia, a prova será composta por 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 45 questões de Ciências Humanas, além da redação. Já no segundo dia, os assuntos a serem abordados são as Ciências da Natureza e Matemática, também com 45 questões cada.


O que pode cair no Enem 2020?

As provas do Enem abordam as disciplinas e conteúdos ensinados no Ensino Médio, de maneira contextualizada, em quatro áreas do conhecimento. São elas:


Linguagens e Códigos: envolve Português, Literatura e Língua Estrangeira, que pode ser Inglês ou Espanhol. Além disso, no momento da inscrição o estudante precisa escolher uma opção entre Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;

Ciências Humanas: inclui as disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia;

Ciências da Natureza: traz questões sobre Biologia, Química e Física;

Matemática: sendo a própria disciplina em suas diversas abordagens.


Na primeira parte, a matriz de referência do Enem 2020 aborda os eixos cognitivos. Ou seja, habilidades que são esperadas dos candidatos e são comuns a todas as áreas de conhecimento. Saiba quais são os cinco eixos:


Dominar linguagens: dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa;

Compreender fenômenos: construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos históricos e geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas;

Enfrentar situações-problema: selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema;

Construir argumentação: relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente;

Elaborar propostas: recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.


Além desses eixos cognitivos, a matriz de referência do Enem 2020 também é dividida pelas áreas de conhecimento.


Veja o que é esperado dos candidatos em cada uma das áreas da prova:


Linguagens e códigos

  • Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida;

  • Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais;

  • Compreender e usar a linguagem corporal como relevante para a própria vida, integradora social e formadora da identidade;

  • Compreender a arte como saber cultural e estético gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade;

  • Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção;

  • Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação;

  • Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas;

  • Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade;

  • Entender os princípios, a natureza, a função e o impacto das tecnologias da comunicação e da informação na sua vida pessoal e social, no desenvolvimento do conhecimento, associando-o aos conhecimentos científicos, às linguagens que lhes dão suporte, às demais tecnologias, aos processos de produção e aos problemas que se propõem solucionar.


Ciências Humanas

  • Compreender os elementos culturais que constituem as identidades;

  • Entender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder;

  • Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais;

  • Entender as transformações técnicas e tecnológicas, e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social;

  • Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade;

  • Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.


Ciências da Natureza

  • Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade;

  • Identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais em diferentes contextos;

  • Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos;

  • Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais;

  • Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los em diferentes contextos;

  • Apropriar-se de conhecimentos da física, química e biologia para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.


Matemática

  • Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais;

  • Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela;

  • Construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano;

  • Modelar e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas, usando representações algébricas;

  • Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação;

  • Compreender o caráter aleatório e não-determinístico dos fenômenos naturais e sociais, e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculos de probabilidade para interpretar informações de variáveis apresentadas em uma distribuição estatística.


Dentro destas competências exigidas, ainda existem detalhamentos do que é esperado dentro de cada área e conteúdos que podem ser abordados.


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