top of page

Dicas de pontuação: como usar vírgula? | Escola Mappe

O tema pontuação ainda é um terror para muitos estudantes, principalmente no que se refere a vírgula. Isso pode ser explicado devido o fato de que na infância aprendemos que a vírgula é uma marcação de respiração, e devemos usá-la conforme fazemos “pausas” na respiração. No entanto, isso acaba soando muito relativo e, pensando nisso, confira uma série de dicas para você aprender definitivamente a como usar vírgulas. Confira!


A vírgula é um sinal gráfico de pontuação que pode possuir diversas funções. Dentre elas está: indicar uma pequena pausa, separar termos dentro de uma oração, restringir e tornar o texto mais claro e fluido, sem ambiguidades.



ELEMENTOS LISTADOS

Quando queremos listar elementos dentro de uma oração, a vírgula deve-se fazer presente.


Exemplo: Maria, Laura, Alice, Gabriel, Antônio e Bernardo saíram juntos para o cinema.


VOCATIVO

O vocativo tem como função evocar, chamar alguém. Não possui espaço fixo na oração e pode vir tanto no início, quanto no fim, mas sempre acompanhado de vírgulas.


Exemplo:

Pedro, não se esqueça de fazer o dever de casa.

Não fale assim com sua mãe, Joana!

Veja, meu amor, que vista linda!


ADJUNTOS ADVERBIAIS

O adjunto adverbial tem como posição padrão o fim de uma oração. No entanto, ele possui grande mobilidade, podendo se localizar também no início e no meio. Nesse sentido, quando ele aparece em uma posição não padrão, ele deve ser acompanhado de vírgula.


Exemplo:

Ontem, Fernando levou o carro da esposa à oficina.

Fernando, ontem, levou o carro da esposa à oficina.

Fernando levou o carro da esposa à oficina ontem. (sem vírgula)


ORAÇÕES COORDENADAS

Toda oração coordena assindética, isto é, que não possui conjunções para se relacionar com outra oração, são acompanhadas por vírgula.


Exemplo: Previna-se, use camisinha.


ORAÇÕES ADJETIVAS EXPLICATIVAS

As orações explicativas que costumam interromper a frase, geram uma quebra em relação a oração principal e são consideradas uma mudança de pensamento. Desse modo, devem sempre vir entre vírgulas. No entanto, tome cuidado para não provocar ambiguidades pois o uso (ou não) da vírgula podem implicar em sentidos diferentes.


Exemplo:

Os alunos, que estudaram, conseguiram ser aprovados.

Os estagiários, que são iniciantes, sofriam pressão no trabalho.


CASOS EM QUE NÃO DEVEMOS USAR A VÍRGULA

Entre sujeito e predicado

Entre verbos e seus objetos

Entre nome e o complemento ou adjunto adnominal


Por fim, a vírgula é uma ferramenta importantíssima para a coesão textual e é uma ótima aliada para seus estudos de redação. Não dê mole!


A Escola Mappe é desenvolvimento, preparação, formação e resultado no 🍼 Maternal 👶🏽Educação Infantil 👦🏼Fundamental I e II 👧🏻Ensino Médio. Conheça mais sobre nossa escola: 💻 mappe.com.br 📱 67 3431 1002 Parceiros: 🦁 @sistemaanglo 🧠 @escoladainteligencia.

Escola Mappe Ponta Porã
bottom of page